Funcionários, professores e aposentados estaduais do RS realizam Ato de Reivindicação por Valorização da Educação Pública, em Palmeira das Missões

10/28/2025

11:16:01 AM

Geral

No dia 28 de outubro, data que marca o Dia do Servidor Público, representantes do 40º Núcleo do CPERS/Sindicato organizaram um ato de reivindicação em Palmeira das Missões, reunindo trabalhadores da educação. O evento tem como foco a luta pela valorização da educação pública no estado do Rio Grande do Sul, especialmente no que diz respeito aos salários, condições de trabalho e a falta de reposição salarial, para parte da categoria, há mais de uma década.

 

Entre as principais reivindicações, destacam-se a valorização profissional, salários dignos e a realização de concursos públicos para o preenchimento de todas vagas existentes em todos os níveis.

 

Os servidores também destacaram a necessidade urgente de políticas públicas para combater as desigualdades na educação e reivindicam a reposição salarial de 15,02% para toda a categoria.  Os participantes chamaram atenção para o Projeto de Lei 347/2025, aprovado recentemente na Assembleia Legislativa, que institui premiações para professores, mas é visto como uma medida excludente e ineficaz para resolver os reais problemas da educação.

 

Além disso, o movimento critica a política do governo Leite, que, segundo os manifestantes, não prioriza a educação pública. Um dos pontos mais criticados foi a falta de concursos para o preenchimento de vagas, com o estado possuindo mais de 26 mil vagas para professores, mas tendo realizado concursos para apenas 6 mil. A ausência de reenquadramento de mais de 4 mil funcionários no novo Plano de Carreira também foi abordada como uma das principais falhas do atual governo.

 

A manifestação foi uma clara demonstração de insatisfação com o cenário da educação pública no estado e a promessa dos servidores de lutar incansavelmente pela melhoria das condições de trabalho e valorização da profissão.

 

Os manifestantes reiteram o apelo a comunidade escolar: “Lute pela escola pública antes que desapareça”, reforçando a necessidade de união e ação imediata para evitar o colapso do sistema educacional no Rio Grande do Sul.



Compartilhe